Agência Online x Agência Física: Qual a melhor opção?

by - março 09, 2018

Olá meus alados! Quem de vocês nunca se pegou planejando aquela viagem dos sonhos, mesmo sabendo que não poderá fazer nem tão cedo, afinal, planejar não gastar nada e se acabar caindo no nosso orçamento nada nos impede de fazer as malas e sair por aí, certo???

Mas quando o assunto é compra de viagens surgem várias duvidas em nossas cabeças, e a principal delas é PREÇO e QUALIDADE, o famoso Custo por Beneficio. Então... Qual seria a melhor opção na hora de planejar sua viagem? Agência Online? Agência Física? Comprar direto com as CIAS Aéreas e o Hotel?

A resposta é, depende! 

"Mas Gabs, como assim depende? Todo mundo fala que na internet é muuuuuito mais barato!"
Tanto comprar Online, pessoalmente ou direto com as empresas tem suas vantagens e desvantagens, é aqui que entra a questão de Custo x Beneficio, irei explicar para vocês mais detalhadamente a vantagem e desvantagem de usar cada um desses meios, e o quanto é importante antes de fechar QUALQUER viagem fazer a verificação por ambos.
Imagem: visualhunt


AGÊNCIA VIRTUAL

Não é segredo para ninguém que as agências virtuais aparentam ter preços, muita das vezes, abaixo dos encontrados nas agências físicas, porém, algumas vezes esses valores podem também acabar sendo ilusório e fazendo você cair em uma verdadeira pegadinha.

A compra virtual de uma viagem é aquela que temos que tomar mais cuidado, pois não há uma pessoa nos explicando cada detalhes e, quase sempre, acabamos deixando passar detalhes importantes por focarmos apenas no preço. Detalhes como, não ter reembolso, a viagem só está incluso a parte terrestre, no caso sem a parte aérea e esse pequenos detalhes que em uma agencia física, por exemplo, a pessoa teria que te explicar antes de fechar o contrato.  Por isso, leiam muito atentamente cada detalhe que aparecer na tela, revise tudo com muito cuidado para não haver problemas lá na frente.

Outro detalhe importante a se prestar atenção é o verdadeiro valor a ser pago. Acontece, com bastante frequência, de você ver em destaque no site um valor X e quando você chega até a tela de finalizar a compra o valor quase dobrar, ou acabar simplesmente aumentando relativamente. Essa é a pegadinha mais comum entre alguns sites de viagens online e tem que se tomar muito cuidado. O que acontece é que eles colocam um valor atrativo, para chamar a atenção de quem esta passando pelo site, e quando chega na hora de colocar as taxas eles colocam um valor acima, que muitas das vezes seria o verdadeiro valor, para que assim você sinta como se o preço deles fosse baixo, mas as taxas não, é não é bem assim que as coisas funcionam.

De um modo geral, compra online não é ruim, mas tem que se prestar MUIIIITA ATENÇÃO para não correr o risco de ter uma viagem frustadas. Geralmente os preços online são sim mais atrativos por diversos fatores, um deles e o custo de manter uma agência virtual que costuma ser menor que manter uma física, e outros fatores que podem influenciar também, mas esse também vale para as agências físicas, é o fato da agência ter uma boa negociação com o serviço que vai prestar.
Imagem: Pexels

AGÊNCIA FÍSICA

Embora pareça que aos poucos as agências físicas estão sumindo, na verdade, muitas estão deixando de ser porta de rua para se dedicarem a um atendimento mais exclusivo por telefone, e-mail e, graças a amada tecnologia, Whatsapp.
"Ah, mas isso não fazem dela um tipo de agência virtual?"
Então, a resposta é... Não! Diferente das agências virtuais, essas agências físicas continuam a atender os clientes em seus escritórios, e é ai que está a diferença, ela deixa de ficar em uma loja na rua e passa a ocupar as salas de diversos escritórios pelas cidades, pode ser que tenha uma do lado da sua casa e você nem saiba haha.

Essas agências as vezes possa ter uma pequena diferença de valor entre as agências virtuais, geralmente em torno de R$40 a R$50, o que não impede alguns casos de ter o valor bem acima, claro que tudo depende da agência. A grande vantagem das agências físicas são os serviços personalizados que ela pode oferecer, e a comodidade de você não ter trabalho algum montando ou planejando a viagem em si. Você só precisa dizer de onde vai sair, para onde vai, os serviços que quer e o resto eles fazem e já te responde com o roteiro e valores.

Para quem viaja muito é importante ter um agente de viagens porquê ele já conhece os seus gostos, já sabe de como você gosta da sua viagem, a parte do avião que você mais gosta, o tipo de hotel... O que torna o seu desejo de viajar menos trabalhoso, além do fato de que caso tenha algum cancelamento, alguma mudança ou qualquer outra coisa na sua viagem ele, por obrigação, ira de avisar dos acontecimentos, o que na maioria das vezes pode não acontecer com as agências virtuais onde tudo fica por sua conta e você que tem que verificar tudo antes de ir.

Acontece que algumas vezes a agência física pode sim está com um valor acima das virtuais, mas se você prefere a comodidade de não ter que ficar verificando se seu voo cancelo, se está tudo ok com o hotel... Pode ser que seja um mais caro que no final de tudo acabe valendo a pena.
Imagem: Pexels

COMPRA DIRETO COM A CIA OU HOTEL

Tem quem acredita que se garantir o preço comprando direto com a CIA Aérea ou com o Hotel saia mais barato, mas não é bem assim que funciona... 

Vou tentar resumir para vocês, as agências que geralmente compramos nossas passagens tem acordos com outras agências, que sãos as consolidadoras e as operadoras, e essas agências tem os acordos com as CIA e com o Hotel, no caso a consolidadora com as CIAS e as operadoras com os Hotéis, o que não impede uma operadora de vender um pacote porque elas também tem acordo com as consolidadoras, enfim... Essas agências consolidadoras e operadoras NÃO VENDEM seus pacotes direto para o consumidor, elas vendem para as agências e as agências repassa aos consumidores. 

O que acaba acontecendo é que na maioria das vezes as CIAS e os Hotéis acabem passando para as agências um valor Neto, que é um valor abaixo do que eles cobrariam no preço balcão, que é como chamam o preço cobrado quando você vai comprar diretamente com eles.

O melhor jeito de comprar diretamente com as cias e os hotéis são usando 3 passos para encontrar o melhor valor. Primeiro, ligue para o tele-vendas que eles você encontra nos sites. Segundo, verifique os valores no site. Terceiro, entre em contato com uma agência de viagem e peça também um orçamento. Essa é a melhor forma de você encontrar o melhor preço, porquê pode acontecer de em cada um desses canais eles tenham um preço diferente e isso ocorre por diversos motivos, o avião pode está vazio, pode ter surgido um voo novo que ainda não se encontra no site, em algum desses meios eles podem está com valores promocionais. 

Imagem: Pexels

RESUMÃO

Não existe em si uma melhor forma de comprar sua viagem, para quem esta procurando preço vale a pena pesquisar bastante por todos os meios antes de fechar a compra, pra quem procura comodidade vale conhecer a todos os meios e vê ao qual mais se adapta. Mas é sempre bom lembrar o que minha vózinha já dizia a muito tempo "É melhor prevenir do que remediar". Não importa o meio que você use, viaje, faz bem para a alma, para o corpo e para a mente, abra um cofrinho, junto sua graninha e saia para desbravar esse lindo mundo!


Desculpe o MEGA POST mas esse é um assunto um pouco complexo e cheio de detalhes, tentei resumir o máximo que pude e futuramente vou falando de cada um deles com mais detalhes e trazendo mais dicas para os adeptos das compras online. 

Meu graande sonho é conhecer Buenos Aires e todos os estados do Brasil, e vocês para onde vocês sonham viajar? E para onde já foram? Responde ai nos comentários. bjs



Siga nas Redes Sociais TWITTER e INSTAGRAM



You May Also Like

0 comentários