A importância das Atléticas

by - março 21, 2018

Alados, hoje vamos falar da importância das Atléticas na vida acadêmica, afinal, nem só de estudo e trabalho vivem os universitários, há também vários meios de se divertir com a galera.

As atléticas são responsáveis por promover e coordenas atividades esportivas de suas respectivas universidades, organizando treinos, participando de campeonatos e amistosos contra outras atléticas de outras universidades. Elas são integradas por alunos de determinados cursos, e até campus. Por exemplo: Na minha universidade tem a Atlética de Comunicação, mas recentemente foi criada uma atlética apenas para o meu campus da universidade.

Torcida da Atlética UVA Tijuca - Comunicação Social e Arte | Foto: OBL Produções 

"Para participar de uma atlética eu preciso praticar algum tipo de esporte?"
Não necessariamente, há diversas formas para se participar de uma atlética, além de ser atleta, você pode fazer parte da torcida e  acompanhar a atlética nos campeonatos e amistosos, realizar seu sonho de criança de ser líder de torcida, pode fazer parte da equipe administrativa, ajudar com a divulgação, participar das organizações de festas e integrações de novos alunos, entre diversas coisas que sua atlética pode oferecer para os alunos.

Qual a importância das Atléticas nas universidades?

A cada dia vemos mais e mais atléticas fazendo parte das vidas acadêmicas, isso é importante porque as atléticas vão um pouco além de jogos universitários se tornando importante na integração de novos alunos.

Acontece que todo inicio de semestre as atléticas costumam fazer as integrações dos novos alunos, onde você encontra trotes solidários, festas... O que ajuda ao recém chegado nas universidades a fazer novas amizades e já se sentir em casa ao pisar em seus campus. Além de poderem ajudar buscando oportunidades de estágio e montando grupos de estudo para ajudar com determinados assuntos e matérias. 
Torcedoras da Atlética Estácio - Comunicação Social e Arte | Foto: Página do Facebook da Atlética

Quem funda as Atléticas?

As Atléticas são fundadas e administrada por um grupo de alunos de determinados cursos e campus. Por exemplo, as Atléticas de comunicação tem que ser formada por alunos de comunicação (Jornalismo, Publicidade...), as de direito por alunos de direitos e assim por diante, e a mesma coisa se for Atlética do campus, tem que ser por alunos daquele campus, mas já fica mais abrangente a alunos de todos os cursos. 

Isso acontece porque existem determinados campeonatos que são apenas para Atléticas de determinados cursos, como o JUCS, que é o campeonato voltado para as Atléticas de Comunicação Social, o InterMed, para as de Medicina.... As atléticas dos campus costumam participar dos campeonatos que não precisa der cursos específicos para participar.
Foto: Página do Facebook da Atlética Bárbaros da Serra

Como saber se o seu curso/campus tem Atlética? 

Eu descobri que meu curso tinha Atlética procurando no bom e velho Google. No meu caso, faço Jornalismo na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, então eu procurei no Google, "Atlética de Comunicação Estácio de Sá", e acabei achando as redes sociais deles e entrei em contato para conhece-los melhor, e essa é a dica que eu dou pra vocês, sem dúvidas é uma das melhores maneiras de saber mais sobre a Atlética da sua faculdade de curso. 

Mas você pode também perguntar a algum dos veteranos, ou até mesmo os calouros que estão entrando, ou até mesmo, você pode esperar até o primeiro dia de aula, que é onde as atléticas recebem os alunos nas áreas livres da universidade. Inclusive, tem algumas instituições que disponibilizam em seus portais, ou no calendário acadêmico, o dia dia da inclusão dos calouros com as respectivas Atléticas.
Líderes de torcida da PUC | Foto: Fernando Raposo | Fonte: Jornal da PUC

Qual tipo de rivalidade entre as torcidas das Atléticas?

Os campeonatos e amistosos são criados com o intuito de unir os alunos de diferentes universidades, criando um ambiente competitivo e amistoso entre todos em campo e nas arquibancadas. E não é a intensão de nenhum campeonato, ou organização das Atléticas, criar confusões, brigas... A rivalidade tem que ficar apenas dentro de campo durante as partidas. E não pode-se deixar levar resultado de jogos e clássicos para o lado pessoal, e nem para fora de campo. 

Afinal, a ideologia das Atléticas é você vestir a camisa da sua e ir torcer pelo seu time em um ambiente cheio de amigos e diversão, onde você possa distrair um pouco sua cabeça do mundo acadêmico e se concentrar um pouco em outras coisas, sem confusões ou brigas.
Imagem: Site Integrae
Espero que tenham gostado dessa matéria sobre as Atléticas. A Atlética do meu campus é a Atlética Unificada Guardiões da Estácio, que você pode conhecer mais sobre ela na página do facebook e no instagram, ela foi fundada esse semestre no campus Tom Jobim da Estácio de Sá, sim ainda são um Baby Groot hahaha.


E quais sãos as Atléticas do seu curso e campus?

Caso o seu campus ou o seu curso tenha uma Atlética não deixe de conhecer e participar, isso também é muito importante na sua vida acadêmica, nem só de xerox vive os universitários, hehehe.




Siga nas Redes Sociais TWITTER e INSTAGRAM

You May Also Like

5 comentários

  1. a atlética do meu curso foi fundada semestre passado, e é com muito orgulho que digo que sou uma atleta da melhor atlética da Nove de Julho jajajajaj VAI VIKINGS! EXCELENTE MATÉRIA! Orgulho da minha carioca <3 jajajaj

    ResponderExcluir
  2. wow what a fun post dear,i like it thanks for sharing..

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  3. Foda amo a atlética da minha facu foi uma conquista mt grande conseguir criar-la junto com meus amigos!!!

    ResponderExcluir
  4. Quando entrei na facul a primeira coisa que fiz foi participa da atletica, é realmente incrivel, é umas das coisas que mais gosto e é tão bom ver pessoas que gostam tmbm .adorei seu blog e ja estou seguindo. bjs bjs https://beperes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não estou na faculdade ainda, talvez por isso eu não soubesse da existencia das atléticas até agora. Adorei opost, por adorei saber o que é e um pouco do que eles fazem. O bom é que quando eu entrar na facul já vou saber disso, e vou procurar me informar

    ResponderExcluir